| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

Momento UniFIAMFAAM - Semanário Digital
Desde: 06/12/2001      Publicadas: 4182      Atualização: 26/09/2007

Capa |  AGENCIA DE NOTÍCIAS  |  PROFESSORES DO UniFIAM FAAM  |  UniFIAM FAAM DIGITAL


 UniFIAM FAAM DIGITAL

  26/09/2007
  0 comentário(s)


UNIFIAMFAAM RECEBE JORNALISTA DE CIÊNCIA

Editor aponta problemas na área e faz reclamações

UNIFIAMFAAM RECEBE JORNALISTA DE CIÊNCIA O editor de Ciência da Folha de S. Paulo, Cláudio Ângelo, fez a palestra 'Reportagem em Ciência' para os alunos da UniFIAMFAAM, no dia dezoito de setembro. O jornalista falou sobre as dificuldades e peculiaridades do repórter que cobre ciência.

Segundo Ângelo, o science repórter ou science writer é diferente dos jornalistas de outras áreas. Ele é intelectualizado, apresenta ótimo texto e é muito curioso, no entanto tem dificuldades de relacionamento e não se destaca pelo tino de repórter.

Outro tema abordado foi o preconceito em relação ao jornalismo científico, que, muitas vezes, não é considerado importante. O editor usou um exemplo que acontece no seu dia a dia, quando os próprios colegas de redação de outras editorias perguntam para que serve determinada matéria. 'Serve para aumentar o conhecimento, para ser estudado, para saber coisas sobre o mundo', responde Ângelo.

Uma reclamação do jornalista são os problemas no jornalismo científico. O contato com Brasília é pouco, as matérias são feitas em São Paulo, além da falta de investimento e de profissionais capacitados. Ao ser questionado por um aluno sobre como se sente diante da situação, Ângelo respondeu: 'O jornalista de ciência é um eterno insatisfeito. Sim, eu tenho raiva. A reclamação é padrão'.

Ciência tem um texto diferenciado, que não apresenta as declarações comuns em política, por exemplo. Apesar do descontentamento, ele afirma que a área apresenta resultados gratificantes e uma sensação de missão cumprida, de prestação de contas com a população. Ângelo diz que se satisfaz intelectualmente, já que cada semana ele se depara com assuntos novos que antes lhe eram desconhecidos.

Por: Natália Geraldi






Capa |  AGENCIA DE NOTÍCIAS  |  PROFESSORES DO UniFIAM FAAM  |  UniFIAM FAAM DIGITAL
Busca em

  
4182 Notícias